O Instituto Brasil Adentro (IBA), em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Escola do Legislativo, e apoio do Governo do Estado, é o responsável pela execução do projeto do curso gratuito de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS).

A capacitação é voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) no formato de Ensino à Distância (on-line), com módulos semipresenciais. As atividades presenciais ocorrerão duas vezes ao mês, nas cidades polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Segundo o diretor executivo do Instituto Brasil Adentro, Lucas Calasans Correa da Costa Mendes, a parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso firma o compromisso da entidade em oferecer gratuitamente o curso de profissionalização aos agentes de saúde e endemias, visando a melhoria de qualidade na prestação de serviços para a comunidade.

“Estamos trabalhando desde outubro com a nossa equipe técnica e parceiros para fornecer o curso em Mato Grosso, da melhor forma possível, atendendo às reais necessidades dos agentes quanto à capacitação profissional e em conexão com conteúdo de pessoas experientes na área da saúde básica”, conclui Lucas.

Na Assembleia Legislativa, a ideia do curso surgiu após a instalação da Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias, em agosto de 2019.

Sobre o curso
Foram disponibilizadas 1.200 vagas para todos os 141 municípios de Mato Grosso. Para participar, o inscrito teve que comprovar atividade na área, possuir ensino médio completo e atuar no Estado.

Os participantes têm direito a material didático digital e impresso, apoio pedagógico com tutores on-line e presencial, além de atividades práticas. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o aluno terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Sobre o Instituto
O Instituto Brasil Adentro (IBA) é uma organização da sociedade civil constituída em abril de 2005 e desde então atua com projetos e ações que visam apoiar as estratégias e ações de aproximação das políticas públicas aos beneficiários. Em março de 2008, o IBA recebeu a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), por meio de publicação do Ministério da Justiça, no Diário Oficial da União, tendo sido escolhida, no ano de 2010 pelo Ministério dos Esportes, para ser uma das Entidades Fiscalizadoras de Projetos financiados pelo Governo Federal.

Redação: Luciane Mildenberger
Assessora de Imprensa