(Bloomberg) — De uma onda vendedora que fez o Dow cair 2.997 pontos a momentos com dois ralis diários de 9% no S&P 500, o mercado acionário de 2020 tem proporcionado uma série de pregões desafiadores. Houve momentos em que os ganhos ou perdas poderiam equivaler a anos.

Mas, apesar de toda a turbulência vertiginosa, vale a pena destacar que o S&P 500 está quase estável para quem não se mexeu e aguentou o caos. Os erros se destacam em um ambiente como este. Talvez a volatilidade seja o momento de gestores ativos brilharem, mas a desvantagem de errar dificilmente foi maior.

Uma estatística que chama a atenção e destaca o risco foca na penalidade que o investidor incorre ao ficar de fora dos maiores ganhos diários. Sem os cinco melhores dias, por exemplo, um morno 2020 se torna horrendo: uma perda de 30%.

O exercício destaca o perigo de tentar estabelecer o pico do mercado, algo que investidores se sentem tentados a fazer agora com o S&P 500 perto de 3.200 pontos, aumento de casos de coronavírus e a pior temporada de balanços em uma década prestes a começar. Em pesquisa recente realizada pelo Citigroup, mais de dois terços dos investidores esperam queda de 20% do mercado como mais provável do que um ganho semelhante.

“Queremos ser táticos“, disse Yana Barton, gestora de fundos da Eaton Vance Management, em entrevista à Bloomberg TV. “Mas eis o problema: é fácil sair e você não sabe quando voltar.”

“As pessoas sempre esperam poder cronometrar o mercado, e a maioria tenta cronometrar o mercado com base na emoção e não na lógica”, disse Olivia Engel, diretora de investimentos da State Street Global Advisors. “Após algumas décadas de investimento, eu diria que o ‘timing‘ do mercado é realmente muito difícil e, se fosse fácil, todos seríamos muito ricos.”

Por mais difícil que seja, isso não impediu investidores de tentar. Os pessimistas, em particular, não desistiram das apostas de queda do S&P 500, potencialmente revisitando a mínima de março.

“Você não pode comprar num dia e vender no seguinte e achar que pode ser mais esperto do que o mercado”, disse Gary Bradshaw, gestor da Hodges Capital Management, em Dallas. “A maneira como você ganha dinheiro no mercado é comprando boas empresas e se segurando.”

O passo a passo para trabalhar no mercado financeiro foi revelado: assista nesta série gratuita do InfoMoney



Fonte