Fonte ASCOM IEL

Link: https://www.sistemafibra.org.br/iel/noticias/371-participantes-do-programa-empreendedor-do-futuro-recebem-certificados

O Instituto Brasil Adentro realizou um evento especial de entrega de certificados aos cerca de mil participantes do Distrito Federal no programa Empreendedor do Futuro em 2018. Foi na noite de 29 de novembro, no auditório da Upis, na Asa Sul. O objetivo do programa é estimular atitudes de empreendedorismo em universitários ou formados no ensino superior. Os participantes têm de 18 a 29 anos.

Em Brasília, 11 turmas participaram das 40 horas de atividades, por meio de encontros presenciais e de estudos em uma plataforma a distância no período de agosto a novembro. O Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) foi um dos apoiadores da ação. Os novos empreendedores receberam certificados de participação do programa e apresentaram seus projetos.

A arquiteta de 29 anos Aline Mendes aprovou a experiência desses três meses. “O programa abre nosso olhar para novas possibilidades e para o nosso próprio mercado, nos colocando diante de problemas importantes para nosso crescimento”, disse. No evento de entrega dos certificados, Aline apresentou o projeto que fez ao lado das colegas Karoline Hora e Kemia Lopes. Elas desenvolveram um site para unir pessoas que desejam vender ou doar restos de obras a quem tem interesse nesses materiais.

Para Érika Caetano, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do IEL-DF, foi uma excelente oportunidade de os jovens abrirem a mente para cumprir desafios e enxergarem novas oportunidades. “O IEL abraçou o projeto e ajudou na sensibilização e na divulgação com os alunos porque a proposta do programa é supermoderna, com desafios gameficados. Já há empresas de olho nesses projetos”, afirma.

O programa Empreendedor do Futuro é uma parceria entre o Instituto Brasil Adentro e a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF. A metodologia consiste em reflexões individuais, trabalho em equipe e atividades de cooperação. São abordados temas como autoconhecimento, planejamento de projetos, design thinking (conjunto de métodos e de processos que avalia as necessidades, a capacidade de propor soluções e a viabilidade da proposta), design de serviços, pesquisa de mercado, etnografia (coleta de dados) aplicada a projetos e pitch (apresentação rápida) para investimento.

Os alunos que receberam certificado puderam se inscrever para uma mentoria com a consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Sandra Estrela, que auxiliou os interessados na abertura de CNPJs.

O Instituto Brasil Adentro ainda trouxe para o evento uma palestra com o empresário Rick Chesther, que começou vendendo água nas praias do Rio de Janeiro. Com linguagem simples e direta, Chesther ensinou como começar um negócio com pouco dinheiro e como fazê-lo dar lucro. Rick Chesther tornou-se influenciador digital no mundo do empreendedorismo, palestrante e já foi convidado para falar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Texto: Aline Roriz

Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra