O Instituto Brasil Adentro realizou, no dia 7 de novembro, no auditório da UPIS em Brasília, evento especial de certificação para os participantes do Programa Empreendedor do Futuro que, em 2018, disponibilizou 1.400 vagas para universitários e formados do ensino superior de todo o DF. Ao todo foram 11 turmas com alunos de diversas universidades, beneficiados com o programa de 40 horas (entre encontros presenciais e a distância).

Mais de mil alunos estiveram presentes no auditório e assistiram à palestra do empresário Rick Chesther, que começou sua carreira como vendedor de água e outros produtos nas praias do Rio de Janeiro e é hoje assumidade na área do empreendedorismo. Com linguagem simples e direta, Rick falou sobre a importância de fazer e cultivar relacionamento para desenvolver os negócios e, muitas vezes emocionado, passou aos presentes lições de humildade e resiliência, fatores fundamentais para o sucesso. Com o jargão “Pega a Visão”, o palestrante cativou a audiência ao falar sobre sua trajetória humilde, ressaltando sempre seu amor e gratidão a Deus e a seu pai.

Oito grupos de alunos do Programa Empreendedor do Futuro apresentaram à banca examinadora e a todos os presentes, os pitchs de seus projetos, todos direcionados a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e ainda concorreram a sorteios e prêmios especiais.

De acordo com Lucas Calasans, presidente do Instituto Brasil Adentro, o Programa teve muita receptividade por parte dos alunos e das Instituições de Ensino Superior. Pelos depoimentos pudemos perceber que os alunos ficaram satisfeitos em participar do Programa e que este superou expectativas, comemora. Segundo Calasans, a parceria com Instituições de Ensino também foi fundamental para a disseminação do programa aos alunos e pelo sucesso do programa.

Os jovens empreendedores receberam certificados de participação das 8 horas presenciais, agenda 2019 e, durante todo o evento, puderam também se inscrever para a mentoria de abertura de CNPJ, com a consultora da SEBRAE Sandra Estrela. O próximo evento de certificação está programado para o dia 29 de novembro.

Programa Empreendedor do Futuro

O Programa Empreendedor do futuro, que é uma parceria entre o Instituto Brasil Adentro e a Secretaria de Políticas para Criança, Adolescentes e Juventude do DF, foi realizado entre agosto e novembro de 2018, no qual jovens universitários e recém-formados passaram por um treinamento de 40 horas, entre encontros presenciais e ensino virtual a distância, com plataforma dedicada e gamificada.

O Programa está comprometido com as diretrizes da política para juventude do Distrito Federal, tendo sua estratégia construída em conformidade com os eixos de atuação estabelecidos nesta política, em especial com aquelas voltadas ao estímulo à qualificação profissional, inovação e empreendedorismo.

Todo o programa foi estruturado em uma grande jornada, que aconteceu por meio de reflexões individuais, trabalho em equipe e atividades de cooperação, entre elas: o Método empreendedor Effectuation, desenvolvido pela indiana Saras Sarasvathy, a partir de profundos estudos empíricos com empreendedores de sucesso; o reconhecimento das mentalidades fixas e de crescimento quando se está diante de um desafio e o despertar para a adoção da mentalidade de crescimento, e atividades de autoconhecimento.